Make your own free website on Tripod.com

 

 OS PEREGRINOS

 

 

«Quando damos mais um passo na evolução do conhecimento, damos também um passo no derrube das nossas limitações. Deixamos de viver tão possuídos na ideia de que a ordem divina justifica o inexplicado, sem termos a explicação.»

 «Quando temos a verdadeira crença que existe uma inteligência divina que justifica toda a realidade; todos os acasos, todas as coincidências, toda a sorte, todo o azar, e quando percebermos que estamos na evolução da compreensão, mais certezas temos que essa inteligência divina existe, porque a plenitude da compreensão caminha paralelamente com a sua evidência.»

«Mas...  fora desta relação, e provavelmente com cada um de nós, não existirão seres com quem nos confrontamos, mais ou menos violentamente por divergências de ideais, mas para os quais somos atraídos por uma necessidade de não ver em tudo uma semelhança?

  Será que precisamos, de vez em quando, de uma grande diferença para sabermos quem somos realmente? E aí, sobre o role dos cruzamentos humanos, não deveremos amar grandemente os nossos inimigos por nos darem a conhecer a verdadeira dimensão de nós mesmos?»