Make your own free website on Tripod.com

nunufilix

 

                                         

O percurso de nunufilix

 

 O criador começou a pintar em 1999 influenciado pela escola oriental, que liga qualquer actividade artística a um processo e a uma filosofia de vida; que liga a actividade artística ao rigor científico, diluindo as duas definições numa só: criar.

  Ele diz que começou a pintar desde pequenino, aliás como todas as crianças:«Nunca deixei de ver a cor e o traço, o rasgo no brilho do impetuoso. No entanto desinteressei-me de fazer a imagem da pintura que os outros diziam para eu fazer. Renunciei a criar a imagem que os outros criam, mas nunca deixei de pintar. Tomei esse posição, ao mesmo tempo que ia solidificando aquilo que cria para a minha pintura. Quando tal aconteceu então surgiram as múltiplas imagens, mas a minha pintura não nasceu nessa altura, ela tem origens intemporais, enquanto a imagem tem um tempo e um espaço, uma temporalidade que define o início e o fim.».

 

 Os pensadores e os pintores

 Os pintores da sua preferência são Klimt, Van Gogh, Matisse, Picasso, Klee, Kandinsky, Riopelle  Hunderwaser, Mariola e José de Guimarães. Os ensaios de Kandinsky e Klee foram uma fonte de inspiração para acreditar na pintura como um processo de desenvolvimento espiritual. Foi uma oportunidade de tornar evidente e consciente aquilo que os orientais mantinham oculto em relação à arte. «Hoje, mais que nunca, tudo aquilo que críamos prende-se com o nosso desenvolvimento. A pintura é um vínculo a esse desenvolvimento. Será impensável para mim deixar a minha pintura ao acaso, sem que possa decifrar o mundo submerso que ela espelha. Será impensável pintar sem ter um texto que justifique a minha pintura; o meu desenvolvimento.»

 

 

Exposições

 

2000 – Instituto Macrobiótico de Portugal, Lisboa

2001 – Espaço Yin-Yang, Lisboa

2001 – Espaço Mahart, Costa de Caparica

2001 – Casa do Concelho de Castanheira de Pêra

2002 – Instituto Macrobiótico de Portugal, Lisboa

2002 – Espaço Lisboa, Olivais Shopping, Lisboa

                    

As obras de nunufilix estão inseridas em quatro livros com textos de zukairos.Nas seguintes páginas poderá consultar alguns dos textos e fotografias. 

 

O movimento

A criação

Dos céus à Terra

Viver a infância

 

COMPRAS

 

Para proceder à compra das obras de nunufilix é favor consultar o catálogo e preçário. Para qualquer encomenda use o seguinte e-mail: nuno.caldeira2@iol.pt